Um domínio estacionado é um domínio adicional apontado para o site principal. Diferente de um redireccionamento, o domínio estacionado permite que o usuário navegue pelo mesmo conteúdo tanto no domínio A quanto no B.

Suponha que o seu site tenha como domínio o endereço meusite.com, Para proteger sua marca, você decidiu registrar também o domínio você decidiu registrar também o domínio meusite.net ou qualquer outro domínio diferente do principal. Ao configurar os domínios adicionais como estacionados, o usuário verá o mesmo conteúdo, ou seja, o mesmo site, em qualquer um dos domínios que acessar, seja o principal ou o(s) estacionado(s).

Por que usar domínios estacionados em meu site?

Dentre os principais motivos para se usar um domínio estacionado podemos citar a proteção da marca e a facilidade de acesso ao site pelos usuários. Do ponto de vista da proteção da marca, pode ser interessante registrar domínios semelhantes ou iguais ao seu, mas com terminações diferentes. A google por exemplo, possui diversas variações de seu domínio principal (google.com) registrados. Entre eles estão variações na própria terminação, como google.it.ao, google.com.br, google.cc assim como outras.

Quanto à facilitar o acesso dos usuários ao seu site, isso vale principalmente para erros de digitação. Imagine que, por descuido, o usuário pressione uma letra incorreta ao digitar o domínio do seu site. Se você possuir esta variação, poderá direcionar o usuário para o seu site normalmente, apesar do erro de digitação. Essa situação acaba sendo útil também para proteger a marca, já que impede que pessoas mal intencionadas possam registrar variações de um domínio com o intuito de enganar os usuários.

Bancos e instituições financeiras são, frequentemente, alvos da ação de malfeitores quando o assunto é domínios muito próximos dos reais, usados pelos bancos. Só para citar alguns exemplos, endereços como bancobradescoo.com.br, bradescoinvest.com.br, bradescojuridica.com.br, bradescobl.com.br, e muitos outros, são exemplos reais de domínios que já que já foram registrados por terceiros.