Domínio

É o nome de identificação de um site na internet, por exemplo, casousa.net. Ele é formado pelo nome e pela extensão: casousa é o nome do domínio e o .net é a extensão.

Um domínio é único e para ser usado é necessário registrá-lo. Você pode registrar um domínio com alguma empresa liada aos órgãos responsáveis pelas extensões que se pretende registrar, o que na maioria das vezes é um serviço pago. Um dos mais comuns é o CASOUSA.NET.

Subdomínio

É um endereço que faz parte do domínio, ou seja, é uma ramificação do domínio. Geralmente é possível criar quantos subdomínios quiser a partir de um domínio.

O subdomínio usa o domínio principal e se diferencia pela adição de um outro nome, além do nome do domínio. Por exemplo: nacloud.casousa.net

Como vantagens, através do subdomínio é possível ter sites relacionados, bem como o corte de custos e a indexação diferente do domínio principal.

Subdiretório

É um diretório ou pasta criado a partir do site principal. Por exemplo: casousa.net/blog.

É possível agrupar vários subdiretórios, como as pastas de arquivos do seu computador. Ele também pode apresentar vários níveis como casousa.net/blog/artigo1.